sábado, 29 de janeiro de 2011

História do Sítio Córrego, Apodi RN

ORIGEM DO NOME DE CÓRREGO
A origem desse nome deu-se porque por essa localidade passa um córrego que desemboca na Lagoa do Apodi, dividindo o Sítio no meio. Daí as pessoas começaram a morar ou trabalhar às margens desse córrego e assim surgiu à denominação.

PRIMEIROS MORADORES
Em relação aos primeiros moradores do Córrego sabe-se que um dos primeiros a residir aqui foi o Sr. Néo Herculano com sua esposa, a qual não sabemos o nome. Moravam em um barraco feito de palha às margens do córrego. Por morte de sua mulher, foi procurar ajuda a uma distância de 5 km pois ali por perto não morava ninguém para lhe ajudar. Ficou sozinho por algum tempo nesse local mas depois foi embora, ficando o Córrego novamente desabitado.

Logo depois chegaram outras pessoas por aqui. Sabe-se que na seca de 1877 veio de Upanema para escapar desta seca a família dos Elisiários. Escolheram esta região pelo fato da mesma ter água em abundância. E chegando aqui já encontraram outras pessoas que moravam nesta localidade, ficando assim sem sabermos exatamente quem foram essas pessoas

As famílias trabalhavam na agricultura e vendiam seus produtos em Mossoró levando-os em carros de bois, que geralmente era puxado por 04 ou 05 juntas de bois. Cada junta corresponde a 02 bois. Essa viagem durava vários dias.

As mulheres tinham acrescida a tarefa de fiarem suas redes e algumas vestimentas para o uso diário, que constituía em túnicas que se alongavam até os pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário